sexta-feira, 10 de maio de 2013

Vacinação contra Gripe encerra nesta sexta-feira

Pessoas do grupo alvo que ainda não se vacinaram contra gripe, têm até amanhã, 10, para procurar uma das unidades de saúde de Macapá. A campanha estava prevista para encerrar no dia 26 de abril e foi prorrogada pelo Ministério da Saúde por mais duas semanas, sendo o prazo final às 17h desta sexta-feira.

Conforme dados do setor de imunização da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), até ontem, 08, 38.413 pessoas, de um total de 50.945, foram imunizadas, o que representa 75,40% do público alvo, faltando menos de 5% para atingir a meta preconizada pelo Ministério da Saúde de 80%.

“Nossas salas de vacinas estão cheias durante o horário de funcionamento, as pessoas costumam deixar para última hora e ainda precisamos lançar alguns dados que estão chegando. Acreditamos que bateremos a meta até o final da campanha”, informou a coordenadora da campanha contra gripe em Macapá, Jorsette Cantuária.

O setor ainda informou que na divisão por público alvo, alguns grupos já atingiram a meta, como é o caso dos Trabalhadores da Área da Saúde, com 96,84% vacinados, e os Idosos (pessoas com mais de 60 anos) com 84,41%. Os demais grupos apresentam um quantitativo bastante expressivo e devem atingir a meta até sexta-feira.

É importante alertar aos pais das crianças que receberam a vacina pela primeira vez, de seis meses a menores de dois anos, que deverão retornar às unidades de saúde para a dose reforço, um mês após a primeira. O objetivo é reduzir a mortalidade, as complicações e as internações decorrentes do vírus da gripe.

“A vacina é o meio mais eficaz de proteção para evitar casos graves e internação, além disso, é gratuito”, finalizou a coordenadora.

Público Alvo - Gestantes, crianças entre seis meses e dois anos, idosos com mais de 60 anos, profissionais de saúde e índio. Este ano, a campanha também é voltada a portadores de doenças crônicas e mulheres com até 45 dias pós-parto.

Vacina - A vacina contra gripe imuniza contra os subtipos de vírus Influenza (H1N1 e H3N3) e Influenza B.
  
A doença - A gripe ou influenza é uma doença respiratória aguda (gripe), causada por vírus. Este vírus é transmitido de pessoa a pessoa principalmente por meio da tosse ou espirro e de contato com secreções respiratórias de pessoas infectadas. Os sintomas são muito parecidos e se confundem: febre repentina, tosse, dor de cabeça, dores musculares, dores nas articulações e coriza. Não importa saber se o que se tem é gripe comum ou H1N1, a orientação é procurar um médico ou posto de saúde quando do aparecimento de algum dos sintomas (informação do Ministério da Saúde

Janine Cruz – Asscom Semsa

Nenhum comentário: