segunda-feira, 13 de maio de 2013

Acontece neste momento a apresentação do Plano Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência – Viver sem Limites


A solenidade que acontece hoje dia 13 de maio, começou 9h e conta com a presença do Consultor Nacional do plano Carlos Marques, que é vinculado a Secretaria Nacional de Direitos Humanos.

Lançado dia 17 de novembro de 2011, o plano visa investir 7, 6 bilhões até o ano de 2014, implementando políticas públicas e oportunizando melhorias para pessoas com deficiência em diversos serviços, como acesso à educação, inclusão social, atenção à saúde e acessibilidade.

Através de ações estratégicas nos setores da educação, saúde, inclusão social e acessibilidade, a principal característica do plano é fortalecer o convívio e a participação da pessoa com deficiência na sociedade, superando as barreiras e permitindo o acesso aos bens e serviços disponíveis à população.

Dados:

De acordo com o Censo do IBGE de 2010, o Brasil possui 45,6 milhões de pessoas com alguma deficiência, representando 26,91% da população brasileira.

Plano Viver sem Limites

O Plano Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência – Viver sem Limite foi lançado no dia 17 de novembro de 2011 (Decreto Nº 7.612) pela presidenta Dilma Rousseff, com o objetivo de implementar novas iniciativas e intensificar ações que, atualmente, já são desenvolvidas pelo governo em benefício das pessoas com deficiência.

O plano tem ações desenvolvidas por 15 ministérios e a participação do Conselho Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Conade), que trouxe as contribuições da sociedade civil. O Viver sem Limite envolve todos os entes federados e prevê um investimento total de R$ 7,6 bilhões até 2014.

ASSCOM Prefeitura de Macapá.

Nenhum comentário: