quarta-feira, 15 de maio de 2013

Macapá, médio risco para dengue.

A Coordenação Municipal de Controle da Dengue da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) divulgou hoje pela manhã, 15, o resultado do III Ciclo do LIRAa (Levantamento do Índice Rápido de Infestação por Aedes aegypti) 2013. O trabalho mapeou áreas com risco de proliferação do mosquito, transmissão da dengue que direciona ações de combate dos Agentes de Combate às Endemias (ACS).

De acordo com o resultado, Macapá continua com Médio Risco para dengue, mas é perceptivel resultado positivo das ações de combate à Dengue “Macapá Contra Dengue”, com a queda de 2% para 1,6% de infestação predial.

“O resultado mostra que o trabalho está sendo bem desenvolvido e a população tem colaborando. Nas áreas que apresentam risco de dengue as ações de campo são intensificadas. A dengue é um problema de saúde pública, mas precisamos que a população se sensibilize ainda mais e também faça sua parte para que o índice continue caindo”, enfatizou o secretário de Saúde interino, Rinaldo Martins.

O LIRAa, se trata de uma pesquisa de amostragem e aconteceu entre os dias 6 e 10 deste mês. Cerca de 120 Agentes de Combate às Endemias visitaram residências para identificar focos do mosquito da dengue. Os principais criadouros continuam sendo os do tipo D2, lixos e resíduos orgânicos, formado por descartáveis, tampinhas de refrigerantes, latinhas, entre outros, encontrados nos imóveis.

“O lixo doméstico é o grande vilão no combate à dengue. A população precisa estar atenta para o acondicionamento e a destinação de forma correta do lixo”, informou o coordenador de controle da dengue, Rodrigo Santos.

A pesquisa possui aproximadamente 162.739 imóveis, foi dividia em três zonas e subdividida em 16 grupos com até dez bairros cada. Sete apresentaram índice de infestação menor que um, caracterizando Baixo Risco, sete com Médio Risco e dois Alto Risco para dengue.

O Bairro Laguinho, que apresentou Alto Risco no 1º LIRAa, passou neste último levantamento para Baixo Risco. Além desse, Chefe Clodoaldo, Pedrinhas, Santa Rita, Marabaixo, Infraero I e II, Pantanal, entre outros, também apresentaram Baixo Risco. Com Médio Risco estão Boné Azul, Jardim Felicidade, Novo Horizonte, Santa Inês, Trem e Beirol. Já os bairros Perpétuo Socorro, Cidade Nov, Brasil Novo, Parque das Palmeiras e Loteamento Amazonas apresentam Alto Risco.

“Com base nos resultados, as ações de controle da Secretaria Municipal de Saúde serão intensificadas. Iremos trabalhar a eliminação dos criadouros nas residências e continuar com a campanha de sensibilização da população nas áreas de risco, mostrando que a participação de cada um nesse processo é imprescindível”, finalizou o secretário.

Nenhum comentário: