sexta-feira, 10 de maio de 2013

Randolfe vai à ANP acompanhado de prefeitos, Governador do Estado, Bancada Federal e Ministério Público Estadual para manter benefícios do Petróleo no Estado.


O Senador Randolfe Rodrigues (PSOL-AP) solicitou audiência na Agência Nacional de Petróleo (ANP), no próximo dia 17, a intenção é discutir os impactos socioeconômicos da possível exploração de petróleo na Costa do Amapá. Serão convidados para a reunião os prefeitos de Macapá, Oiapoque, Calçoene e Amapá, Governo do Estado, Bancada Federal e Ministério Público Estadual. Também será organizado um seminário, com a participação de toda a sociedade e setores econômicos, no mês de junho.
O Prefeito da capital, Clécio Luís, na segunda-feira, dia 13 de maio, dará o primeiro passo dessa frente em defesa da riqueza do Amapá assinando um projeto de Lei, na Câmara Municipal de Macapá, que direciona os royalties arrecadados com a exploração do Petróleo para investimentos em educação..
Randolfe ao fazer uso da tribuna, fez duras críticas ao leilão de bacias petrolíferas que ocorrerá na próxima semana. Serão leiloados 289 blocos exploratórios, em todo o Brasil, 79 deles na Foz do Amazonas. “Certamente a exploração destas reservas provocará variados impactos econômicos e sociais na nossa região. Nosso estado viveu uma frustrada experiência de exploração dos seus recursos naturais, na Serra do Navio. O minério foi embora e nos restou um enorme buraco, pobreza e mazelas sociais”, afirmou.
Para Randolfe, o leilão representa uma ameaça à soberania energética brasileira e a dilapidação das riquezas nacionais. “Lutarei incansavelmente para que a exploração da Bacia da Foz do Amazonas não seja feita no mesmo formato anterior, e para que traga benefícios duradouros para nossas cidades, economia local, Além da geração de emprego e renda e para os serviços públicos de saúde e educação e que não se degrade o meio-ambiente”, disse o senador.

Nenhum comentário: