terça-feira, 7 de maio de 2013

Plano Viver Sem Limites é apresentado em Macapá

 
Acontece no próximo dia 13 de maio, segunda-feira, às 9h, na Câmara Municipal de Macapá (CMM), a sessão solene para de apresentação do Plano Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência - Viver sem Limites. O evento é promovido pelo vereador André Lima-PSOL, em ação conjunta com a Prefeitura de Macapá (PMM) através da Coordenadoria de Mobilidade e Acessibilidade Urbana (CMMAU).
  Lançado dia 17 de novembro de 2011, o plano visa investir 7, 6 bilhões até o ano de 2014, implementando políticas públicas e oportunizando melhorias para pessoas com deficiência em diversos serviços, como acesso à educação, inclusão social, atenção à saúde e acessibilidade.
 Através de ações estratégicas nos setores da educação, saúde, inclusão social e acessibilidade, a principal característica do plano é fortalecer o convívio e a participação da pessoa com deficiência na sociedade, superando as barreiras e permitindo o acesso aos bens e serviços disponíveis à população.
 Para o Vereador André Lima, é necessário discutir políticas funcionais que possibilitem inserção de pessoas com deficiência na sociedade e promover o conforto e possibilidade de uma convivência com o espaço. "Oportunizar uma melhor qualidade de vida. Esse é o objetivo do mandato popular, juntamente com a Prefeitura de Macapá", afirma André.
 De acordo com o Censo do IBGE, realizado em 2010, o Brasil possui 45,6 milhões de pessoas com alguma deficiência, representando 26,91% da população brasileira.
 A coordenadora da CMMAU, Ariane Luna, explica que as questões de acessibilidade precisam ser tratadas quando se fala em inclusão de pessoas com deficiência, garantindo o acesso em diversas áreas a todos os cidadãos. “A autonomia para pessoas com deficiência é de suma importância, é com ela que o cidadão desenvolve suas potencialidades, precisamos ser parte ativa nesse processo, ajudando à superação dos limites”, concluiu.
 A solenidade contará com a presença do Prefeito de Macapá Clécio Luís, do consultor nacional do plano Carlos Marques, que é  vinculado a Secretaria Nacional de Direitos Humanos, das associações que atuam na defesa dos direitos da Pessoa com Deficiência, e público em geral. 

Plano Viver sem Limites

O Plano Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência - Viver sem Limite, foi lançado no dia 17 de novembro de 2011 (Decreto Nº 7.612) pela presidenta Dilma Rousseff, com o objetivo de implementar novas iniciativas e intensificar ações que, atualmente, já são desenvolvidas pelo governo em benefício das pessoas com deficiência.
 O plano tem ações desenvolvidas por 15 ministérios e a participação do Conselho Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Conade), que trouxe as contribuições da sociedade civil. O Viver sem Limite envolve todos os entes federados e prevê um investimento total de R$ 7,6 bilhões até 2014.

Sônia Sandim - Asscom CMMAU

Nenhum comentário: