quinta-feira, 16 de maio de 2013

Semdec inicia inscrições para escavação de viveiros do Edital de incentivo à piscicultura.

  Iniciaram ontem, 15 de maio, as inscrições para a solicitação de escavação de viveiros para peixes, previstas no Edital lançado pela Semdec no dia 10 deste mês. As inscrições encerram no dia 15 de junho, e somente agricultores familiares podem requerer a escavação. A meta é de em dois anos atender em torno de 100 aquicultores, com tanques prontos, de até 1.500 m².

 O edital prevê ainda a doação de peixes aos aquicultores, para que iniciem a movimentação dos criadouros e da renda familiar. O Programa de Apoio à Piscicultura vai adquirir cem mil alevinos (tambaqui, pirapitinga e seus híbridos), para serem doados aos agricultores selecionados.
 Seu Gutinel Costa Amanajás, de 55 anos, foi o primeiro a se inscrever no Departamento de Fomento à Aquicultura.  Morador do Pólo da Fazendinha e filho de agricultor, ele aposta na melhoria da renda, com mais uma atividade.
 “Foi uma decisão acertada do prefeito Clécio. O município sem sombra de dúvida só tem a ganhar com este investimento econômico, para nós, que sempre dependemos da agricultura familiar, ganhamos mais oportunidade de gerar emprego e renda. Para se ter uma ideia, um tanque medindo 20m por 30m (20x30), custa em media 8 mil reais a escavação. Minha propriedade necessita hoje de dois tanques, o que quer dizer que eu economizei 16 mil reais. Nunca o município tinha se preocupado em dar atenção para nós de classe menos favorecida”, ressaltou o agricultor.
 A expectativa, de acordo com o secretário José Oliveira, é de que em um período de um ano cada aquicultor atinja uma produção de até duas toneladas de peixe. De acordo com o edital, o período das escavações para este ano está marcado para 01 de julho a 31 de dezembro.

O Plano municipal de apoio à Piscicultura.



  Se adequa ao Plano Safra da Pesca e Aquicultura, do Governo Federal, que tem como meta dobrar a produção de pescado no Brasil em apenas dois anos. O Ministério da Pesca e Aquicultura tem como meta simplificar a legislação para a criação de pescado em grandes reservatórios públicos do Brasil, de forma a aumentar a produção nacional. 

 A medida teria grande impacto. O Brasil conta com mais de 250 grandes reservatórios públicos adequados à piscicultura.  A atual produção nacional de pescado não representa nem 10% do potencial estimado pela FAO, de 20 milhões de toneladas.
  Para mais informações, o agricultor familiar deve procurar a Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Município, localizado na Avenida Manoel Eudóxio Pereira, nº 2438, bairro Trem.

Maitê Mastop - Asscom Semdec

Nenhum comentário: