quinta-feira, 2 de maio de 2013

Conheça uma das trilhas mais perigosas do mundo.

As condições não são convidativas: uma trilha construída a 100 metros de altura na parede de um desfiladeiro, com apenas um metro de largura, falhas no chão e nenhuma grade de segurança. Mesmo assim, aventureiros corajosos teimam em desrespeitar a lei que proíbe o acesso ao Caminito del Rey, no sul da Espanha, e se arriscam para percorrer esse que é considerado um dos caminhos mais perigosos do mundo.
A trilha fica no Desfiladero de los Gaitanes, um desfiladeiro que alcança até 300 metros de altura e atrai escaladores do mundo todo à pequena localidade de El Chorro.
O Caminito del Rey (caminhozinho do rei) tem 3 km de extensão e foi construído entre 1901 e 1905 para
permitir a passagem de operários de uma hidrelétrica da região. Ele recebeu esse nome por ter sido percorrido pelo rei Alfonso XIII em 1921.
Com o tempo e a falta de manutenção, o caminho foi se deteriorando. Perdeu as grades de segurança e pedaços do pavimento em alguns trechos, restando apenas as vigas da base.
Mas, justamente pelo perigo que oferece – além de uma linda vista panorâmica –, adeptos dos esportes radicais continuaram visitando a trilha.
Muitos não tiveram sorte, e vários acidentes foram registrados, alguns deles mortais. Até que, entre 1999 e 2000, após a morte de quatro turistas, o governo fechou o acesso ao caminho e determinou uma multa de 6 mil euros para quem desrespeitasse a regra.
Mesmo assim, fotos e vídeos disponíveis na internet mostram que alguns turistas continuam se arriscando a passar por ali. 
Considerado “recurso turístico de primeira ordem” pelo governo da região, o caminho começou uma reforma no ano passado. O projeto prevê gastar 9 milhões de euros para trazer maior segurança à trilha, além de instalar insfra-estrutura de apoio como estacionamento, centro de recepção turística e museu.
 Fonte: G1

Nenhum comentário: