Nos dias 22 e 23 de abril o Instituto de Pesquisa e
Desenvolvimento do Comércio do Estado do Amapá (IPDC), ligado a Federação do
Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Amapá (Fecomércio Amapá),
realizou a pesquisa que levantou os dados referentes ao potencial de consumo do
macapaense para o Dia das Mães.
Considerada a segunda melhor data para o comércio varejista,
a estimativa é que o comércio local movimente cerca de R$ 28 milhões neste
período.
De acordo com a pesquisa, 77,7% dos consumidores pretendem
presentear no dia das mães, além dos presentes, 82,7% irão comemorar a data.
42% pretende comemorar na casa dos pais, 41% em casa e apenas 1,6% em
restaurantes.
Dentre a preferência dos consumidores, seis produtos se
destacaram: perfumes (30%), vestuário (21,2%), sapatos/carteira/cinto (17,8%),
celular (15%), relógio (11,2%) e jóias/bijuterias (10,3%).
Já os eletrodomésticos como fogão, geladeira e máquina de
lavar roupas, não serão os mais procurados na hora de presentear as mães.
Juntos, eles representam apenas 13% da intenção de compras. “Esse
resultado revela que o consumidor macapaense dará preferência aos bens de uso
pessoal”, destaca a gerente executiva do IPDC, Beatriz Cardoso.
Em média o consumidor Macapaense desembolsará R$ 231,00 na
compra com presentes
Na hora de adquirir os presentes, 28% dos consumidores
pretendem gastar entre R$ 101,00 e R$ 150,00, 12,5% pretendem desembolsar entre
R$ 251,00 e R$ 300,00. Os que esperam gastar até R$ 50,00 somam 12,8%.
“Os produtos mais caros como celulares, jóias e eletrodomésticos, elevam
a média de gasto, revelando que 20,4% dos entrevistados têm a pretensão de
gastar acima de R$ 400,00. O sexo masculino está propenso a gastar um pouco
mais na hora de presentear, em média R$ 235,00, contra R$ 225,00 do público
feminino”, disse Beatriz.
Texto: Ewerton França
ASCOM Fecomercio/AP
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