sexta-feira, 3 de maio de 2013

IPDC estima que as compras para o Dia das Mães movimente R$ 28 milhões no comércio macapaense,

Nos dias 22 e 23 de abril o Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento do Comércio do Estado do Amapá (IPDC), ligado a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Amapá (Fecomércio Amapá), realizou a pesquisa que levantou os dados referentes ao potencial de consumo do macapaense para o Dia das Mães.

Considerada a segunda melhor data para o comércio varejista, a estimativa é que o comércio local movimente cerca de R$ 28 milhões neste período.

De acordo com a pesquisa, 77,7% dos consumidores pretendem presentear no dia das mães, além dos presentes, 82,7% irão comemorar a data. 42% pretende comemorar na casa dos pais, 41% em casa e apenas 1,6% em restaurantes.

Dentre a preferência dos consumidores, seis produtos se destacaram: perfumes (30%), vestuário (21,2%), sapatos/carteira/cinto (17,8%), celular (15%), relógio (11,2%) e jóias/bijuterias (10,3%).

Já os eletrodomésticos como fogão, geladeira e máquina de lavar roupas, não serão os mais procurados na hora de presentear as mães. Juntos, eles representam apenas 13% da intenção de compras. “Esse resultado revela que o consumidor macapaense dará preferência aos bens de uso pessoal”, destaca a gerente executiva do IPDC, Beatriz Cardoso.

Em média o consumidor Macapaense desembolsará R$ 231,00 na compra com presentes
Na hora de adquirir os presentes, 28% dos consumidores pretendem gastar entre R$ 101,00 e R$ 150,00, 12,5% pretendem desembolsar entre R$ 251,00 e R$ 300,00. Os que esperam gastar até R$ 50,00 somam 12,8%. “Os produtos mais caros como celulares, jóias e eletrodomésticos, elevam a média de gasto, revelando que 20,4% dos entrevistados têm a pretensão de gastar acima de R$ 400,00. O sexo masculino está propenso a gastar um pouco mais na hora de presentear, em média R$ 235,00, contra R$ 225,00 do público feminino”, disse Beatriz.

Texto: Ewerton França
ASCOM Fecomercio/AP

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