terça-feira, 7 de maio de 2013

PMM Lança nesta terça-feira Projeto Piloto de Coleta Seletiva

A Prefeitura de Macapá, através da Secretaria de Manutenção Urbanística (Semur) realiza nesta terça-feira, 07, o lançamento do Projeto Piloto de Coleta Seletiva. O evento acontece na Escola Municipal Neuzona, às 10h, no bairro Universidade. 
A coleta seletiva na capital foi implantada ainda em 2012, ou pelos menos os moldes dela foram reconhecidos, porém, por falta de atenção da então gestão e por déficit na orientação dos moradores dos bairros envolvidos, o trabalho foi paralisado. O serviço durou apenas 60 dias e, de acordo com os carapirás, o material levado pelo carro coletor era misturado com material orgânico e jogado no aterro controlado, o que dificultava o trabalho de retirada do que era realmente vendável.
"Era o mesmo que catar lixo do carro normal de coleta. Vinha muito resto de comida, lixo de banheiro e até frauda descartável suja, tudo misturado, não era só material reciclável, como a gente esperava", comenta José Gomes da Silva, carapirá há 10 anos.
A Lei
A lei 12.305 de Política Nacional de Resíduos Sólidos foi instituída em 02 de agosto de 2010. Ela estipula normas e diretrizes mais objetivas no que tange a destinação do lixo. Uma das normas é a extinção de "lixões" - locais onde era depositado o lixo coletado, mas que não recebia nenhum tipo de tratamento.
A lei passa a exigir aterros que seguem normas ambientais, como o aterro sanitário, implantado em janeiro, no qual é proibida a catação (presença humana), a criação de animais e a instalação de moradias nessas áreas. Mas a lei não exige apenas a mudança de local onde o lixo é jogado, ela determina a implantação da coleta seletiva de materiais recicláveis e a inclusão dos carapirás no projeto.

Projeto Piloto 
O projeto piloto de coleta seletiva consiste na orientação da população em separar os resíduos recicláveis dos demais materiais descartados e em recipientes diferentes. Essa simples atitude gera resultados imediatos para limpeza urbana, refletindo na saúde pública e na construção de uma cidade limpa e organizada.
Para promover a conscientização da população sobre a importância desse modelo de coleta, quarenta educadores ambientais estão indo de porta em porta para orientar os moradores e recolher o material reciclável.
O projeto iniciará pelo bairro Universidade, escolhido por apresentar peculiaridades apropriadas para a atividade, como a existência de duas associações que trabalham com materiais recicláveis. "Descobrimos que o bairro Universidade possui duas fábricas de vassouras feitas de garrafas pet, administradas por associações que garantem renda para cerca de 30 famílias,  o que nos incentivou a trabalhar no local", explica o chefe da Divisão de Educação para Limpeza Pública da Semur, Alan Coimbra.
A Semur, em parceria com a empresa Clean, capacitou 40 pessoas para o trabalho de orientação da coleta seletiva. "Nosso objetivo é que os educadores batam de porta em porta, orientando os moradores a separarem corretamente o seu material reciclável e colocando-o para fora, no dia correto da coleta, conforme calendário de serviço da Clean", comenta o secretário da Semur José Mont'Alverne.
Carapirás

Muitas famílias vivem da venda de materiais recicláveis retirados do lixo. Com a implantação da lei, que proíbe a entrada dos carapirás na área de despejo, elas tiveram um brusco impacto na renda.
Preocupado com a situação, ainda que seja para seguir a risca a legislação vigente, o prefeito Clécio Luís decidiu acelerar a implantação da Coleta Seletiva em Macapá. Assim, o material recolhido será destinado 100% a esses trabalhadores, que poderão vender e retomar sua renda mensal.
Serão recolhidos garrafas pet, de vidro, plásticos, alumínio e ferro. O material será levado até uma área específica, para os carapirás dividirem entre si.
Na área onde funciona a célula do aterro existem 75 carapirás credenciados que trabalhavam na catação do lixo. Essas pessoas passavam o dia andando em meio aos resíduos, selecionando o que seria vendável.
"Para que a população se acostume com a separação desse material é preciso que o trabalho seja continuado. A prefeitura de Macapá pretende implantar a coleta seletiva em todos os bairros da cidade, o bairro Universidade é apenas o ponto de partida", finaliza o secretário José Mont'Alverne.
 
Aline Brito
Asscom Prefeitura Municipal de Macapá
Contato: (96) 9154 8850

Nenhum comentário: