quarta-feira, 8 de maio de 2013

Semduh integra fórum de debates sobre segurança pública.



A comunidade da Zona Norte de Macapá agora conta com um Fórum permanente de debates e ações para tratar sobre segurança pública.
Órgãos do Estado e do Município  reuniram-se nesta terça-feira, 07, na Escola Estadual Prof. Maria Cavalcante de Azevedo Picanço, localizada no bairro Brasil Novo, para dialogar com a comunidade e definir metas e prioridades na área de segurança pública, além de anunciar o lançamento da célula da Unidade da Polícia Comunitária (UPC) que será instalada no bairro.
A iniciativa da criação do Fórum Permanente é da Casa de Justiça e Cidadania e da Policia Militar. Este é o terceiro encontro realizado e originou-se diante dos pedidos dos moradores do bairro Brasil Novo e áreas adjacentes, que reivindicam por mais segurança.
Estiveram no encontro representantes da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano e Habitacional (Semduh), Polícia Militar, Juizado Especial Norte, secretária de Estado da Segurança Pública (Sejusp), Companhia de Eletricidade do Estado do Amapá (Cea), Guarda Municipal, dentre outros, além de representantes de associações de bairros e a comunidade em geral.
Para o comandante do 2º Batalhão da Polícia Militar, Joércio Santos, o Fórum é a busca da reunião das lideranças representativas de bairros, no sentido de reorganizá-las. “Estabelecer parcerias com diversos setores da sociedade civil organizada, promover envolvimento de outras áreas, além de ampliar os canais de escuta e engajar a sociedade como um todo no planejamento e na execução das políticas de segurança são passos fundamentais para o planejamento e à prática de ações eficazes no combate à violência”, disse Joércio Santos.
A Semduh participa ativamente das ações, principalmente no que concerne a fiscalização de bares e boates, no que se refere ao alvará de funcionamento e alvará de construção, obstrução de passeio público, segurança. Além da necessidade de organização do território urbano, que combinado com outros fatores, podem potencializar a violência.
Segundo o secretário da Semduh, Éden Paulo, a atuação do município no campo da segurança pública tem ganhado mais atenção no debate público e ampliado suas áreas de atuação. “Segurança pública é dever do estado e direito de todos. O sucesso de ações neste campo deve ser resultado de uma coalizão de forças e articulações concretas entre as instâncias de poder, políticas que compartilhem atribuições, respeitem competências e que, consequentemente, possam explorar e usufruir de suas potencialidades para o beneficio da população”, afirmou o secretário.
A previsão para a inauguração da célula da Unidade da Polícia Comunitária (UPC) é para o fim deste mês. Serão disponibilizados 12 policiais militar e 12 guardas municipais, que atenderam cerca 6 bairros da Zona Norte. Viaturas também ficarão à disposição do efetivo para atender as demandas.  

Texto: Ariane Lopes - Asscom Semduh

Nenhum comentário: