sexta-feira, 19 de abril de 2013

Trabalhar X Estudar

Macapá vive aquele momento em que a maré acabou de secar, uma certa ansiedade toma conta da população preocupada e já calejada por tantas e tantas administrações.

É muito fácil entender a posição do povo, e temos que entender o motivo desta falta de credibilidade que damos aos políticos de nosso estado, gestão após gestão o povo vem sendo enganado por aqueles em quem mais confiam e de quem mais necessitam, por que infelizmente a maioria da população ainda é muito dependente deles.

Mas o problema não está nos políticos e sim na mentalidade adquirida pela população, a ideia de que o estado é responsável por sua vida já faz parte da cultura, a maioria da população coloca a responsabilidade de seus insuceços pessoais no governo quando na verdade eles mesmos buscam isso, uma coisa é você ter direitos e necessidades básicas de vida atendidas pelo estado, outra é você tentar ser criado, sustentado e bancada pelo governo.

Um bom exemplo é o crescimento de cursinhos que apostam nos concursos públicos, foi criado até um termo para denominar a pessoa que estuda para concursos, o tal do concurseiro.

Veja bem, não estou criticando quem estuda e pretende seguir no serviço público, mas está faltando na população amapaense uma mentalidade empreendedora, aquela vontade de sair do buraco trabalhando e procurando algo próprio sem precisar em parte de ajuda do estado, falo em parte pq incentivos fiscais e ajudas ao micro empresário são maneiras de acabar com essa economia do contracheque que carrega nosso estado.

Fui fazer as contas, e pesquisei junta a um micro empresário dono de uma lanchonete dessas de esquina em localização nem tão privilegiada assim. Uma lanchonete dessas lucra uma média de R$2.500,00 mês, lucro maior que o salário de quem por exemplo passou no último concurso da educação. O investimento foi de mais ou menos R$2.500,00 incluindo trailer, chapa e três jogos de mesa.

A diferença entre o empreendedorismo e a vida pública é que na vida pública seu trabalha em nada vai influenciar no seu salário, se você se esforçar mais ou menos vai continuar a mesma coisa, e em seu próprio negócio quanto mais você trabalha, mais você ganha.

Nenhum comentário: