quinta-feira, 4 de abril de 2013

Glicério Marques reformado e pronto pra jogo.

Trabalhadores preparando o gramado.

           No dia 8 de março às 18h reinaugura o Estádio Glicério de Souza Marques com sua estrutura reformada e pronta para receber os torcedores para a copa do Brasil.             
A coordenadoria Municipal de Esporte e Lazer vem desde o início do ano trabalhando para deixar o Estádio Glicério de Souza Marques em condições de receber partidas e os torcedores. Após uma vistoria realizada no mês de janeiro, o corpo de bombeiros do Amapá condenou as arquibancadas, que assim como o estádio todo, apresentavam visíveis sinais de abandono,  sinais como pontos de corrosão em suas estrutura tornando-a perigosa para os torcedores.

Outro problema apresentado foi a cobertura das arquibancadas que foram destelhadas durante uma ventania mostrando defeitos na sua estrutura.

O campo onde ocorrem as partidas estava em péssimas condições, a falta de manutenção e a grama defeituosa dificultavam o andamento das partidas que estavam acontecendo mesmo assim. De acordo com o Coordenador municipal de esporte e Lazer Jorge Alex, o estádio não tinha condições de abrigar partidas oficiais, mas vinha sendo usado por falta de outros campos que respeitassem as regras impostas pela CBF.

“O estádio Glicério Marques tem mais de seis décadas de existência, foi construído em uma época onde as instituições do futebol não chegavam até aqui e não existiam leis que amparassem o torcedor, hoje com o estatuto do torcedor vigorando temos que nos adequar a essa nova realidade.” Disse o Coordenador Jorge Alex.

Para solucionar estes problemas a coordenadoria municipal de esporte e lazer, mapeou os pontos críticos e montou uma equipe responsável pela reforma do estádio.

A reforma iniciou pelas arquibancadas que eram consideradas pontos que ofereciam risco a integridade dos torcedores, foi realizada a substituição das estruturas metálicas de sustentação que foram atingidas pela corrosão, também foram trocadas as telhas e a estrutura de sustentação da cobertura.

As cabines de imprensa receberam nova pintura, tomadas e cadeiras acolchoadas. Tribuna de honra e os vestiários receberam pintura e nova iluminação, além disso um projeto de inclusão está em fase final de acabamento,  rampas de acesso para cadeirantes pretendem melhorar o acesso de portadores de necessidades especiais.

O gramado do estádio recebeu tratamento especial, o mato tomava conta uma infestação de insetos que se alimentam das raízes da grama estava destruindo o campo, os drenos ressecavam o solo que matava a grama, para resolver estes problemas foi designado um técnico apenas para cuidar do gramado, o gramado levou sessenta dias para se recuperar.

A primeira etapa da recuperação do campo foi a aplicação do veneno para acabar com a praga após isso, foram replantados mais de 100m² de placas de grama além da mudança das traves que estavam fora das medidas oficias informadas pela CBF.

Texto e fotos: Marcelo Corrêa
 


Nenhum comentário: