quarta-feira, 24 de abril de 2013

CTMac apresenta proposta para o sistema de transportes de Macapá



    Na tarde de ontem, 22, o diretor de desenvolvimento em engenharia de tráfego da Companhia de Trânsito e Transporte de Macapá (CTMac), Andrey Rêgo, participou do SOS Cidades Macapá. Durante o encontro, o diretor apresentou proposta para o Sistema Integrado de Transporte (SIT), que consiste em implantar 03 terminais de integração do transporte coletivo da capital e também apresentação de sistema binário.
     A proposta de concepção do sistema de integração de linhas e da nova rede integrada de transporte do município de Macapá foi concebida a partir do sistema atual, definidos os corredores do sistema e os eixos comerciais e institucionais existentes nos bairros e nas análises das linhas.
     Outra proposta apresentada é a implantação do sistema binário em determinadas vias, neste caso na Avenida Padre Júlio e Avenida Cora de Carvalho (uma ferramenta que surte efeito, desde que sua implantação seja tecnicamente estudada, como foi o caso). 
    O Sistema Binário é um projeto que propõe uma série de mudanças no trânsito da cidade, visto que as duas vias paralelas, que hoje são de mão dupla, passarão a funcionar em sentido único. Essa alteração deverá estar combinada com outras intervenções, como implantação de semáforos, estacionamentos rotativos e estacionamentos especiais. Também, reforma e construção de novas passarelas e calçadas que possam garantir a segurança e o conforto de pedestres e a acessibilidade de pessoas portadoras de mobilidade reduzida, além de ações de educação de trânsito e utilização de mídia, entre outros.
    O SOS Cidades Macapá, tem o intuito de discutir o planejamento urbano da capital. O encontro tem como principais pontos a utilização de ferramentas tecnológicas que auxiliarão no controle e fiscalização do espaço urbano da capital amapaense. Representantes de universidades do Brasil, Chile, Paraguai, Uruguai, Argentina e Peru participam das discussões que encerram no dia 28 de abril.

Fonte: Patricia Leal - Asscom CTMac

Nenhum comentário: