segunda-feira, 29 de abril de 2013

Radioterapia pode chegar ao Amapá até o fim do ano.

    Você não sabia, mas apenas Amapá e Roraima não possuem tratamento de rádioterapia em sua rede pública de saúde. Sabendo disso o Senador Randolfe Rodrigues entrou em contato com o Ministério da saúde e interferiu para que o Amapá também aderisse ao plano de expanssão de rádio terapia pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Estima-se que até o final deste ano o tratamento já estaja sendo ralizado no Hospital Alberto Lima. 
    No Ijoma, mais de 380 pessoas já es são cadastradas, pessoas que necessitam deste tratamento e precisam se deslocar para outro estado e realizar o procedimento.
    O Ministério da Saúde informou que a implantação do projeto deve começar em maio com o processo de licitação para a compra de equipamentos e construção do espaço no HCAL, que terá 1.124m². A previosão é que a obra seja concluida até o mês de Dezembro.

A Organização Mundial da Saúde estima que 60 % dos pacientes com câncer vão precisar de radioterapia no transcorrer de sua doença. O mínimo que podemos fazer pela população é possibilitar o enfrentamento da doença de maneira digna, disse o Senador Randolfe Rodrigues.

Texto Marcelo Corrêa.
Fonte: Carla Ferreira.

Nenhum comentário: