sábado, 27 de julho de 2013

Prefeitura de Macapá promove 4ª Conferência Municipal do Meio Ambiente

   A Prefeitura de Macapá, por meio das Secretarias Municipais do Meio Ambiente (Semam) e de Manutenção Urbanística (Semur), promoverá nos dias 1º e 2 de agosto, no auditório do Museu Sacaca, a 4ª Conferência Municipal do Meio Ambiente. No evento serão debatidos os eixos temáticos: a produção e consumo sustentáveis, geração de emprego e renda, redução dos impactos ambientais e educação ambiental.

   O objetivo da conferência é discutir propostas com base na Lei 12.305/2010, que  institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) como marco regulatório na gestão dos resíduos produzidos em todos os setores da atividade econômica, sendo assim um espaço no qual é possível debater a respeito de problemas, soluções, diretrizes, ações e políticas públicas que tratam sobre o meio ambiente.

   “É de suma importância esses debates, pois deles sairão projetos consolidados, que serão discutidos nas conferências Estadual e Federal, levando-se em consideração o foco principal, que é a destinação dos resíduos sólidos de Macapá”, comenta o secretário municipal do Meio Ambiente, Luiz Fernando Souza.

   O Ministério do Meio Ambiente propôs a realização de conferências em todas as unidades federativas, para que seja discutida com a sociedade a implementação da Política Nacional de Resíduos Sólidos.

Adequação à Lei

   O município de Macapá, em cumprimento as exigências da Lei 12.305/10 (PNRS), implantou em fevereiro deste ano, uma célula do aterro sanitário. A capital contava com o aterro controlado, que é um intermédio entre o lixão e aterro sanitário. Como a área já estava com a vida útil esgotada há anos, o prefeito Clécio Luís, logo que assumiu a prefeitura, exigiu da empresa que administra o aterro a criação de uma nova célula, sendo que dentro das exigências da lei.

   Macapá ainda está caminhando para o cumprimento de 100% do que está prescrito na lei. Em maio de 2013 foi implantado o projeto piloto de coleta seletiva, abrangendo dois bairros da capital: Universidade e Zerão. “Sabemos que ainda é pouco, mas é preciso que o trabalho inicie para que a população aprenda a importância da segregação correta de resíduos. A conferência traz isso, as palestras que serão apresentadas mostrarão em que situação vivemos e como podemos buscar caminhos para resolver problemáticas do descarte dos resíduos”, afirma o secretário da Semur, José Mont’Alverne.

   Somente em 2012, o município gerou aproximadamente 172.851,01 toneladas de lixo. De acordo com o Departamento de Gestão Sustentável de Resíduos Sólidos da Semur, esse quantitativo vem aumentando a cada dia.



Programação

Data: 01/08

Local: Museu Sacaca

- Credenciamento e apresentação cultural – 14h

- Abertura oficial – 16h

- Plenária – 17h

- Coquetel – 18h

- Painel de Resíduos Sólidos – 19h

- 1ª palestra: Impactos Ambientais – 19h30

- 2ª palestra: Geração de emprego e renda – 20h10



Data: 02/08

Local: Museu Sacaca

- 3ª palestra: Educação ambiental – 8h30

- 4ª palestra: Produção e consumo sustentável – 9h10

- Lanche – 10h

- Debate: grupos temáticos – 10h30

- Almoço – 12h

- Consolidação das propostas – 13h30

- Eleição por segmentos – 15h30

- Leitura final das ações priorizadas – 18h30

- Coquetel de encerramento – 20h

Aline Brito/Asscom Semur

Nenhum comentário: